quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Tradição da Morte-De-Porco

A morte-de-porco, uma das nossas tradições.

Uma das nossas mais antigas tradições é a matança do porco, ou morte-de-porco, como é chamada aqui, na Serra de Monchique. Esta tradição era e ainda é um grande motivo para as famílias e amigos se juntarem.
Os melhores porcos, sem duvida, são os caseiros,
os que são criados em casa com farinha, batata doce e milho.
Na altura em que o porco é morto com uma fac
ada no pescoço, geralmente, a dona da casa, vai mexendo o sangue que sai da ferida para não coagular, entretanto vai-se servindo aos homens um copo de aguardente de medronho da serra de Monchique, acompanhado com uns bolinhos ou fritos.
Depois do animal ser morto é chamuscado para queimar o
s pêlos, de seguida é aberto por uma pessoa que saiba fazê-lo e são-lhe retirados todos os órgãos internos.
Depois da carne ter arrefecido é então desmanchada e cortada para vários efeitos, um carne para chouriças, outra para morcelas etc...
Este ritual passou a ser proibido, estando assim a desaparecer aos poucos, mas mesmo assim, algumas pessoas continuam a manter esta tradição!



1 comentário:

MaD disse...

É, de facto, um dos costumes mais enraizados e significativos da nossa região.
Basta lembrar que, ainda há meio século atrás, na maioria das famílias rurais, a carne utilizada na alimentação era quase exclusivamente proveniente do porco.
Para além disso, a morteporque era o pretexto para que toda a família se juntasse e convivesse - mesmo os mais afastados - reforçando, assim, os laços afectivos entre todos.
Obrigado por nos lembrarem esta tradição, precisamente na época do ano em que é hábito concretizá-la, pois, apesar das proibições, não pode morrer, ainda que se tenha de adaptar à modernidade.
Aproveito para vos desejar um Feliz Natal e felicidades para o vosso blog.
MaD